Pesquisa

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Quanto tempo dura a bateria do notebook?


Infelizmente, a resposta  para esta pergunta será mais uma daquelas variáveis: “Isto depende de diversos fatores!”Você precisa entender que cada notebook tem uma capacidade, um tipo de consumo e uma forma de uso diferente para cada pessoa.Então confira os detalhes destas e demais particularidades a seguir:

  • Cada bateria tem diversos tamanhos e capacidades
Em geral existem baterias de 3, 4, 6, 8, 9 e 12 células, sendo que a mais comum de se encontrar em equipamentos é a de 6 células, algo em torno de 4400 a 5200 mAh.
Para saber quantas células a sua bateria possui, você vai precisar identificar o valor  mAh (miliampere hora). Este é o valor que mede a capacidade de armazenamento de energia.


como funciona bateria notebook por dentro 12 células
As células são pequenos cilindros muito semelhantes a pilhas que usamos para nossos equipamentos portáteis, como lanterna, controle remoto e câmeras, mas não são exatamente iguais.
Portanto quanto maior a capacidade da bateria, maior será o tamanho. Uma bateria de 3 células terá apenas 3 cilindros, então será menor e mais leve. Já uma bateria de 12 células terá 12 unidades destes cilindros e será bem maior e mais pesada.
Estas baterias de 12 células geralmente possuem um formato bem maior e ficam para fora da carcaça do notebook, porém, acabam funcionando como um “suporte” ou “pezinho” para deixar ele mais elevado, conforme a imagem abaixo.

como funciona bateria de 12 células notebook


Os fabricantes estudam melhorias constantes nas baterias para aumentar a sua performance e diminuir o seu tamanho, portanto este é mais um ponto que gera variações de modelo para modelo ano após ano.
  • Consumo
Primeiro, você precisa aprender um pouco mais sobre o consumo do seu notebook, como explica o seguinte tópico já postado no blog: O que gasta mais bateria do meu notebook?
A tela é um dos principais vilões, tendo um consumo proporcional ao seu tamanho. As telas LED são mais econômicas e assim por diante. Tente entender o consumo do seu modelo com as dicas que estão nesta postagem anterior. Também tem o caso dos ajustes e opções de energia utilizados que estão citados (modos econômicos).

  • Notebooks são como carros
Mais uma forma de entender sobre isso é fazer uma analogia com um veículo.
Existem vários modelos de carros que tem um consumo de combustível diferente, uns mais potentes e outros nem tanto, pois o tamanho do tanque varia. Outro fator é como o motorista conduz, se ele acelera muito mais do que o necessário ou está mal calibrado, e por aí vai…
Nos equipamentos portáteis é muito semelhante, vai depender da potência de processamento, recursos e a forma que é utilizado. Cada um terá uma particularidade diferente.

  • Desgaste
Com o passar do tempo, o desgaste da bateria e a perda da sua capacidade vem como consequência do uso constante, pois elas possuem vida útil, medido em ciclos de carga, que vai de 300 a 500 ciclos. Uma bateria nova durará muito mais que uma bateria com mais de 1 ano de uso. Mas para evitar um pouco e retardar este tipo de desgaste basta seguir as dicas já postadas aqui do blog.
  • Mas afinal, quanto tempo dura a minha bateria?
Para ter uma referência um pouco mais precisa de quanto dura a bateria do SEU NOTEBOOK (não existe exatidão neste caso), você precisa consultar o seu manual de instruções e o fabricante. Outra forma é pesquisar sobre o seu modelo na internet. É muito comum encontrar pessoas perguntado e respondendo quanto dura em média o seu aparelho, assim você consegue obter uma média. Mas entenda, varia de acordo com o uso. Uma pessoa pode fazer o uso mais, ou menos econômico que você. Então nem sempre poderá ser uma referência muito válida. Portanto, pesquise por mais de uma resposta sempre!
  • Média aproximada
Para finalizar, segue uma pequena lista de alguns modelos e as respectivas durações médias. Lembrando sempre que é um valor aproximado apenas para se ter uma ideia. Não é regra.
Atenção: Isto é apenas um exemplo da duração de baterias NOVAS, cada modelo terá sua variação e particularidade.
3 Células -  2000 – 2400 mAh
Duração aproximada de 1h30 minutos   ( telas a LED o dobro)
* Para NETbooks dura muito mais.

4 Células -  2200 – 2400 mAh
Duração aproximada de 1h30 a 2horas  ( telas a LED o dobro)
* Para NETbooks dura muito mais.

6  Células – 4400 – 5200 mAh
Duração aproximada de 2horas a 2h30  mintuos ( telas a LED o dobro)

8  Células – 4400 – 5200 mAh
Duração aproximada de 2h30 minutos a 3horas

9  Células -  6000 – 7800 mAh
Duração aproximada 3horas a 30 minutos  (telas a LED o dobro)

12  Células – 6000 – 7800 mAh
Duração aproximada 4horas  (telas a LED o dobro)

12  Células – 8000 – 8800 mAh
Duração aproximada 4horas  4h30 minutos (telas a LED o dobro)

*No caso de NETbooks, que são os mini notebooks e possuem telas muito menores, a duração é ainda maior. Em alguns modelos chegam a durar de 10 a 16 horas com bateria de longa duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário