Pesquisa

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Como colocar o botão iniciar no Windows 8


Aprenda uma maneira simples e eficaz de recuperar o botão do menu iniciar, com todas as funcionalidades existentes

Todo Sistema Operacional deve ser atualizado ou ficará para trás. E chegou a hora da Microsoft fazer isso com o Windows. A última versão lançada até o momento, o Windows 7, agora pode ser atualizada para o Windows 8, uma versão mais potente do sistema.
Com funcionalidades melhoradas e um design diferente, essa versão promete uma grande mudança no modo como se interage com um computador. A começar pelo menu iniciar, que desapareceu de vez (como pode ser visto melhor em nossa matéria sobre a morte do menu iniciar).
Mas aqueles que estão encontrando dificuldades no novo sistema da Microsoft por não terem mais um botão no canto inferior esquerdo que mostrava tudo o que você queria, é possível recuperar essa funcionalidade. Na verdade, não é exatamente recuperar, mas instalar programas que inserem o botão, como se ele estivesse sempre ali.

Entrando na área de trabalho

Antes de instalar os programas, é importante saber como entrar na área de trabalho. Isso porque o novo Windows 8 coloca os usuários em um menu interativo, mas que pode parecer um pouco confuso de início, já que as pessoas estão acostumadas com outro modelo de sistema operacional. Para entrar na área de trabalho, basta seguir os passos:
1. Clique com o botão direito do mouse na tela inicial. Uma aba vai surgir na parte de baixo da tela. Clique em "Todos os aplicativos".

2. Você será mandado para outra página. Agora clique em "Área de Trabalho".

3. Essa agora é uma área conhecida. Clique no ícone da pasta para entrar na biblioteca.

4. Você pode navegar por essas áreas conhecidas do Windows. Se tiver problemas em encontrar os arquivos que fez download, provavelmente os achará aqui, na área "Downloads".
Agora vamos aos programas que podem mudar a sua vida no Windows 8.

Classic Shell

Esse programa tem por finalidade colocar o menu iniciar do Windows XP no Windows 7, mas acabou ganhando uma nova função: dar um botão iniciar ao Windows 8. É muito simples, basta instalá-lo em sua máquina que o botão surgirá automaticamente.
Além de fácil de instalar, o programa também vem com uma galeria de skins, para quem deseja mudar a cor do menu iniciar ou criar sua própria barra.
O botão tem uma aparência retrô, mas é funcional e muito útil para quem sente falta desse menu

Start8

O Start8 é um programa muito simples de instalar e que reproduz um resultado incrível para o Windows 8. Com ele, o menu iniciar retorna com uma aparência tão bem sincronizada com o sistema operacional que parece ter sido criada pela própria Microsoft.
Depois de instalado, ele vai abrir uma janela de configurações. Escolha se você quer um estilo de menu igual ao do Windows 7 ou se prefere um estilo diferente, com a cara do Windows 8. Também é possível alterar diversas outras configurações, como tamanho do menu, cor etc.

Depois que terminar, ele vai aparecer no canto inferior esquerdo da tela. Será como se o Windows 8 sempre tivesse esse menu iniciar em suas configurações iniciais.

Ao clicar nele, você verá todos os aplicativos e poderá pesquisar em uma barra de busca por qualquer arquivo.
O Start8 é simples e eficaz. Vale a pena testá-lo em sua máquina, mesmo que você acredite que não vai precisar de um botão iniciar no seu Windows 8.
Esse novo sistema operacional da Microsoft promete grandes mudanças para os usuários. Não deixe de aproveitá-las, mas lembre-se que sempre é possível recuperar funcionalidades antigas, basta um pouco de paciência para descobrir como. O botão iniciar talvez fosse o maior desses problemas, mas agora você já viu que ele pode ser contornado com facilidade.


Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/colocar-botao-no-windows-8.html#ixzz2DMMeps7H

sábado, 24 de novembro de 2012

Como compartilhar usuários e pastas na rede no Windows 8

Confira todos os passos para dividir o conteúdo do seu PC com outras pessoas da mesma rede.


Ter uma rede de computadores em casa não é mais novidade para ninguém. Adquirir máquinas com conexão à internet ficou muito mais fácil nos últimos anos, o que torna muito comum a presença de dois ou mais PCs nas casas. Com mais aparelhos, a criação de uma pequena rede é quase uma obrigação.

Ter os computadores interligados pode ser muito útil para compartilhar arquivos entre uma máquina e outra. A forma de configurar o sistema operacional para liberar o acesso a um diretório é bem diferente de um sistema operacional para outro, e hoje é a vez de você aprender como fazer isso em máquinas rodando o Windows 8.

Não é preciso instalar qualquer aplicativo para que as modificações possam ser feitas. Todas as alterações são realizadas nas opões oferecidas nativamente pelo sistema operacional.

Antes de começar

Para que as máquinas possam “enxergar” umas às outras, é preciso que elas estejam no mesmo grupo de trabalho. Só assim é possível compartilhar os diretórios e arquivos com os computadores conectados.

O processo para saber a qual grupo de trabalho seu computador está conectado é bem simples. Primeiro, clique com o botão direito do mouse sobre “Computer” e selecione a opção “Properties”.

Na tela que abrir, procure por “Computer name, domain, and workgroup settings” e veja se o campo “Workgroup” está igual em todas as máquinas que estão conectadas. Caso algum computador esteja diferente dos demais, é só clicar em “Change settings” e mudar.




Faça você mesmo

Depois de escolher qual diretório será compartilhado, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha o item “Properties”. Na tela que aparecer, selecione a guia “Sharing” e clique sobre a opção “Advanced Sharing...”.

Na janela de compartilhamento, selecione o item “Everyone” na lista que for mostrada e clique em “Add”. Agora, na coluna “Permission Level”, clique sobre a opção “Read” e depois marque o item “Read/Write”. Isso permitirá que qualquer pessoa conectada à rede possa acessar o diretório e modificar seu conteúdo. Para finalizar, pressione o botão “Share”




Compartilhando pastas do sistema


O método acima não permite que você divida o conteúdo de diretórios-padrões do sistema operacional. Para que isso seja possível, é preciso seguir os passos descritos abaixo.

1) Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone de rede exibido na Bandeja do sistema. Escolha a opção “Open Network and Sharing Center”.



2) Na janela que abrir, clique em “HomeGroup” e, em seguida, em “Choose what you want to share, and view the homegroup password”.



3) A tela seguinte permite que você escolha quais pastas e bibliotecas serão compartilhadas. Clicar em “Next” para prosseguir.



4) Uma senha será mostrada. Anote-a para que você possa passar aos demais usuários conectados à rede. Pressione o botão “Finish”.



5) Agora, acesse o diretório que você quer compartilhar, clique com o botão direito do mouse sobre ele, selecione a opção “Share with” e depois, “Advanced sharing”.



6) Na janela que abrir, acesse a aba “Sharing”, escolhendo o item “Advanced Sharing...” logo em seguida.

7) Na janela de compartilhamento, habilite o item “Share this folder” e escolha o nome com o qual a pasta será identifica na rede (não precisa ser o mesmo da original). O próximo passo é adicionar aqueles que terão permissão para visualizar o conteúdo do diretório que você está compartilhando. Para isso, clique no botão “Permissions” e aguarde alguns instantes.

8) Agora, pressione o botão “Add” e, na tela que aparecer, selecione a opção “Advanced...”.

9) Na janela que surgir (é a última), pressione o botão “Find now” e aguarde alguns instantes até que a lista de computadores e indivíduos conectados à rede seja exibida.



10) Selecione a pessoa ou os grupos que serão liberados para acessar a pasta e clique em “Ok”. Caso queira adicionar várias pessoas à lista, é só repetir esse passo diversas vezes.

11) De volta à tela “Permissions”, confira se todos os nomes e grupos adicionados serão exibidos em “Group or user names”. Agora, você precisa determinar quais ações (leitura e escrita) serão permitidas para cada um. Para isso, é só selecionar um item da lista e, em “Permissions for HomeGroup”, marcar o que ele poderá fazer (coluna “Allow”) ou não (coluna “Deny”).

Para finalizar, clique em “Apply” e depois em “Ok” de todas as janelas de configurações abertas durante o procedimento. Para que as modificações possam ser vistas na rede, é preciso reiniciar o computador e desabilitar e habilitar novamente a conexão com a rede.

Tipos de redes no Hyper-V (pt-BR)


Quando estamos configurando a parte de redes no Hyper-V, nos deparamos com alguns tipos de redes que o Hyper-V disponibiliza para trabalharmos, vamos dar um breve overview sobre cada rede.


Tela inicial do gerenciador de redes virtuais






As redes virtuais que você cria são vistas como "barramentos". Por exemplo, se você criar a rede LABs CooperaTI no ambiente virtual seria equivalente a instalar um switch físico e colocar uma etiqueta nele escrita "LABs CooperaTI". 

Você só tem o switch, agora faltaria ligar os cabos das máquinas ao swtich, correto?

Com a rede virtual é a mesma coisa, você criou a rede, um switch virtual (é assim mesmo que se chama), agora precisa conectar as máquinas virtuais a essa rede.
Com isso, várias máquinas virtuais podem se conectar a mesma rede, sendo como várias máquinas físicas conectadas ao switch.

Segue uma imagem para ilustrar o conceito:
Nesse exemplo acima, temos quatro máquinas virtuais, três switch virtuais e duas placas de redes físicas.
As máquinas "Domain Controller" e "Lync Standard" tem uma placa de rede cada e estão conectadas no switch virtual "LABs CooperaTI". Já a máquinas virtual "Forefront TMG" tem duas placas de rede virtuais, uma conectada ao "LABs CooperaTI" e outra conectada ao switch "Rede Externa" ao qual a minha placa de rede física está associada.

Também há uma rede física que não está atribuída a nenhuma conexão virtual. Essa é a interface que uso para gerenciamento do HOST.

A placa de rede física pode estar conectada à um switch virtual e o HOST (servidor de Hyper-V) não?
Sim, quando trabalhamos com virtualização, as placas de redes físicas podem ser atribuídas diretamente às máquinas virtuais. O seu servidor de virtualização não precisa ter acesso ou IP nessa interface.

Como é feito isso?
Na figura abaixo temos a opção de compartilhar ou não a conexão com o HOST:

Se você desmarcar a opção em realce, o HOST não vai ter mais acesso a placa de rede "Intel(R) 825... #2" e a "Rede Externa 2" será um switch virtual disponível apenas para as máquinas virtuais que você plugar nele. 

Na prática, o HOST nem precisa ter rede alguma para ele. Como você precisa de gerenciamento remoto, você tem que usar uma rede para isso, mas essa rede não precisa estar na mesma subnet (ou nem no mesmo barramento físico) que a sua rede de produção onde as máquinas virtuais estão. O HOST deve ser dedicado a função de virtualização, isolá-lo de sua rede vai garantir que ele não sofra interferências externas.


Um erro muito comum é achar que a rede virtual é "mágica" e pode suportar múltiplas máquinas virtuais. As máquinas virtuais que tem acesso pesado necessitam de uma placa reservada.

Verifiquem a figura abaixo:
Um monte de máquina virtuais conectadas a um switch virtual só, que por sua vez está em gargalo numa única interface de rede física. Essa configuração pode trazer sérios problemas de performance de rede para alguns casos.

É claro que na virtualização temos como "puxar" mais do hardware e algumas máquinas que quase não utilizam a rede poderiam ser colocadas juntas. Mas para serviços como email e servidor de arquivos você precisa disponibilizar interfaces de rede próprias.

Então, em cenários de virtualização de alto desempenho, é comum encontrarmos servidores com 16 ou mais placas de rede. 
Se você trabalha com virtualização, sempre contemple algumas placas QUAD no seu projeto.

Exemplo de uma placa QUAD

Redes Virtuais Externas

Esse tipo de Rede é destinada aquela implementação aonde haverá comunicação das máquinas virtuais com a sua rede física, esse cenário é destinado a projetos cuja a característica tenha como, a comunicação com toda a sua rede.

Exemplos: Um Servidor Virtual Exchanger, Isa Server, SharePoint etc.

Obs: lembrando que para tal configuração é necessário selecionar um adaptador de rede Físico.

Esse tipo de configuração é atribuído para cenários aonde você possa trocar informações de:
  • Máquina virtual para Máquina virtual.
  • Máquina virtual para Host (Física).
  • Máquina virtual para outros servidores físicos.

Redes Virtuais Internas

Este tipo de configuração é mais destinado a um ambiente de teste, basicamente a conexão realizada será feita entre a máquina Host e as guets, ou seja sua máquina física e suas máquinas Virtuais.

Esse tipo de configuração é atribuído para cenários aonde você possa trocar informações de:
  • Máquina virtual para Máquina virtual.
  • Máquina virtual para Host (Física).

Redes Virtuais Privadas

Esse tipo de configuração é implementado em um ambiente aonde você queira privar sua máquina virtual de qualquer tráfego com sua máquina host ( Física ).

Esse tipo de configuração é atribuído para cenários aonde você possa trocar informações de:
  • Máquina virtual para Máquina virtual.


OBS: Diariamente o pessoal me pergunta porque minha placa de rede não funciona na VM, são duas coisas bem simples de ser analisada, primeiro- busque o driver mais atual da sua placa de rede, segundo verifique se o Integration Services do Hyper-V está instalado na VM.

Esse é um detalhe super importante para que a placa de rede funcione nas VMs, você terá que instalar o Integration Services do Hyper-V que pode ser encontrado no menu Ação e depois em "Inserir Disco de instalação dos serviços de Integração". Após a instalação do Integration Services basta reiniciar a VM para que a placa de rede funcione. (ambiente esse aonde será configurado utilizando a placa de rede física).

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Como mudar o fundo da Tela Inicial


Olá pessoal. Como vocês já sabem, nós do Windows Blog Brasil estamos postando tutoriais, vamos começar pelas dúvidas mais básicas e depois vamos aumentar os níveis. Postamos o como instalar e desinstalar um app e agora vamos postar como mudar o fundo da tela inicial ou tela Start.


 Primeiramente aperte a tecla Windows  para ir para a tela de inicio ou tela Start. Em seguida, clique sobre a foto do usuário e escolha a opção ” Change account picture (Mudar a foto do usuário)”.
Então abrirá o painel de controle em Metro chamado PC Settings. Então clique na opção Start Screen.


Após a tela da Start Screen abrir, escolha a cor desejada e o fundo para o menu, nesse tutorial vamos escolher o ultimo fundo e a cor roxa. Você pode perceber que logo quando você clica na cor desejada, o painel já muda de cor e é possível ver uma pré-visualização da tela inicial.



Para ver como ficou é só apertar o botão Win então aparecerá a tela inicial.

Como fazer um pendrive bootável para o Windows 8


Olá pessoal! Hoje venho anunciar que o Josué entrou para a equipe do Windows Blog Brasil para fazer videos tutoriais sobre o sistema. O Blog dele é o HelpDesk tem um conteúdo legal lá. Espero que gostem (:


Windows 8 – como fechar um aplicativo Modern UI?


Eis acima uma das perguntas mais ditas pelas pessoas que usam o Windows 8 pela primeira vez.  Realmente é complicado entender e manusear o mouse ou trackpad  nos primeiros usos do novo sistema operacional da Microsoft, mas é tão simples que o usuário começa a fazer o mesmo procedimento nas janelas da área de trabalho ou em outras versões do Windows. Veja abaixo um breve tutorial:

 

Como infelizmente não consigo tirar print de todos os passos, resumi tudo em apenas uma imagem. Caso não queira fechar o aplicativo, mas coloca-lo na direita ou esquerda da tela, basta apertar a tecla “Windows” + “.” (sem as aspas e o mais) ou seguir a dica a seguir:


É bem fácil e dinâmico, mesmo com um mouse. 

Windows 8 – novos atalhos de teclado


Com a chegada do Windows 8, novas opções de atalhos de teclado foram desenvolvidas para atender as novas ferramentas e poupar o tempo do usuário. Abaixo você encontra uma lista com todos esses novos atalhos.
  

PressionePara
          
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+comece a digitar
 
Pesquisar seu computador
Ctrl+sinal de adição (+) ou Ctrl+sinal de subtração (-)
 
Ampliar ou reduzir a exibição de um grande número de itens, como os aplicativos fixados à tela inicial
Ctrl+roda de rolagem
 
Ampliar ou reduzir a exibição de um grande número de itens, como os aplicativos fixados à tela inicial
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+C
 
Abrir os botões
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+C
 
Abrir os comandos do aplicativo
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+F
 
Usar o botão Pesquisar para pesquisar arquivos
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+H
 
Abrir o botão Compartilhar
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+I
 
Abrir o botão Configurações
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+J
 
Alternar o aplicativo principal e o aplicativo ajustado
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+K
 
Abrir o botão Dispositivos
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+O
 
Bloquear a orientação da tela (retrato ou paisagem)
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+Q
 
Usar o botão Pesquisar para pesquisar aplicativos
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+W
 
Usar o botão Pesquisar para pesquisar configurações
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+Z
 
Mostrar os comandos disponíveis no aplicativo
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+barra de espaço
 
Alternar o idioma de entrada e o layout do teclado
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+Ctrl+barra de espaço
 
Alterar para uma entrada selecionada antes
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+Tab
 
Percorrer os aplicativos abertos (exceto os aplicativos da área de trabalho)
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+Ctrl+Tab
 
Percorrer os aplicativos abertos (exceto os aplicativos da área de trabalho) e ajustá-los à medida que são percorridos
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+Shift+Tab
 
Percorrer os aplicativos abertos (exceto os aplicativos da área de trabalho) na ordem inversa
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+PgUp
 
Mover a tela inicial e os aplicativos para o monitor à esquerda (os aplicativos na área de trabalho não alteram os monitores)
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+PgDown
 
Mover a tela inicial e os aplicativos para o monitor à direita (os aplicativos na área de trabalho não mudam de monitor)
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+Shift+ponto (.)
 
Ajusta um aplicativo à esquerda
Tecla do logotipo do Windows‌ Tecla do logotipo do Windows+ponto (.)
 
Ajusta um aplicativo à direita

Essa tabela foi retirada do site do Windows, onde você pode encontra-la melhor diagramada (a largura é pequena aqui, o que fez com que as dicas não coubessem em apenas uma linha.