Pesquisa

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Alternativas para enviar arquivos grandes por e-mail | I/O Tecnologia

image thumb6 Entenda o que é e como ocorre a fragmentação do discoTodo mundo te diz que é bom desfragmentar o disco de vez em quando, não é? Mas você sabe porque existe essa recomendação? Sabe como ocorre a fragmentação e como ocorre o processo de desfragmentação do disco? Essas e algumas outras perguntas serão respondidas neste post. Let’s go!

A fragmentação do disco, ao contrário do que muita gente pensa, não ocorre em todos os sistemas de arquivos, ou melhor, não ocorre da mesma maneira em diferentes sistemas de arquivos. Mas como a maioria das pessoas usam o NTFS, mostraremos a vocês exemplos que se aplicam a este sistema de arquivos.

Quando nós formatamos um HD o que fazemos é, a grosso modo, limpar os dados que estão nele e recriar os blocos. Esses blocos possuem um determinado tamanho e são responsáveis por armazenar tudo que inserimos no nosso HD, em outras palavras, é como se eles fossem caixinhas onde guardamos nossos dados. Abaixo você vê a imagem de um HD recém formatado e vazio (com base no exemplo das caixinhas):

image thumb Entenda o que é e como ocorre a fragmentação do disco

Agora vamos inserir um pequeno arquivo neste HD recém formatado:

image thumb1 Entenda o que é e como ocorre a fragmentação do disco

Note que neste exemplo o arquivo gravado consumiu 4 blocos contíguos do HD, em outras palavras, o arquivo foi gravado lado a lado, sequencialmente. Observe agora a gravação de mais dois arquivos diferentes neste HD:

image thumb2 Entenda o que é e como ocorre a fragmentação do discoNeste segundo exemplo você pôde notar que mesmo possuindo um bloco incompleto, o NTFS não permitiu que os outros arquivos ocupassem o restante do bloco. No próximo exemplo você entenderá, de fato, o que é a fragmentação do disco.

Agora imagine que o arquivo vermelho foi deletado e que logo após a exclusão do arquivo vermelho, nós gravamos um arquivo rosa:

Exclusão do arquivo vermelho:

image thumb3 Entenda o que é e como ocorre a fragmentação do disco

Gravação do arquivo rosa:

image thumb4 Entenda o que é e como ocorre a fragmentação do disco

Perceba que o arquivo rosa não foi gravado sequencialmente, essa é a fragmentação de arquivos que acontece no NTFS, FAT, FAT16 e FAT32. O exemplo que demos foi da gravação de um arquivo de mais ou menos 12KB, imagine as consequências de milhares de fragmentação no seu HD…

É para evitar essa desorganização que alguns sistemas operacionais, como o Windows, oferecem o desfragmentador de disco. O desfragmentador age reorganizando os arquivos de forma que eles fiquem lado a lado, aumentando a performance do sistema. Abaixo você pode ver o nosso disco do exemplo anterior após uma desfragmentação:

image thumb5 Entenda o que é e como ocorre a fragmentação do disco

Como a fragmentação do disco diminui a vida útil do meu HD e a performance do meu sistema?

Imagine que você vai abrir um filme de 700MB que está gravado no seu HD e está extremamente fragmentado. Assim que você pedir para o Windows abrir o arquivo, ele vai sair procurando por todas as partes desse arquivo no seu HD e só abrirá o filme quando todas as partes forem encontradas. Não preciso dizer que isso demanda mais tempo do que se este arquivo estivesse juntinho em um lugar só, não é?

Como consequência dessa procura, teremos uma cabeça de leitura do HD se desgastando mais rapidamente, já que terá que fazer inúmeras buscas no disco à procura de todas as partes do arquivo que estão espalhadas por ele.

Para facilitar o entendimento dos mais leigos, pense naquelas bijuterias… Imagine que você vai montar uma e tem todas elas juntinhas e organizadas, prontas para serem montadas. Agora imagine todas elas espalhadas pelo seu quarto. Para você encontrá-las você vai demorar muito mais tempo, não vai? E cansará muito mais rápido, não é? Então, é isso que a fragmentação causa no HD: lentidão no sistema e desgaste nos componentes do HD.

Espero que tenham entendido o que é e como ocorre esse processo. E para quem não sabe fragmentar o disco, siga estes passos:

Iniciar>Executar (digite defrag) > Ao abrir o desfragmentador clique em desfragmentar.

Abraços!